Avançar para o conteúdo principal

.

2ºs Jogos da Lusofonia: Selecção feminina de "ouro"


A Selecção Portuguesa de Femininos conquistou hoje, no Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, a medalha de ouro nos 2ºs Jogos da Lusofonia, ao vencer categoricamente, por 3-0 (25/16, 25/12 e 25/10), a sua congénere macaense, que, face à superioridade das portuguesas, teve de se contentar com o segundo lugar do pódio.
A medalha de bronze foi para a Selecção da Índia, que perdeu os dois jogos disputados na sexta-feira (Macau) e sábado (Portugal).

A cerimónia de entrega de medalhas contou com a presença de Rosa Mota, antiga atleta olímpica.
A actual membro do Conselho de Gestão da organização dos 2.ºos Jogos da Lusofonia foi muito solicitada pelos representantes das delegações dos três países envolvidos no torneio de voleibol.
“É gratificante para mim ver tantas pessoas felizes e é mais uma prova de que estes eventos são não só desportivos, mas sobretudo culturais e sociais.
Gostei muito da Cerimónia de Abertura, que vincou bem a união dos países de língua portuguesa e da sua história. Foi muito emocionante.
No aspecto desportivo estou duplamente feliz, por ter sido convidada para participar neste momento importante e, sobretudo, por ter sido Portugal a vencer. Este torneio de voleibol reuniu as selecções de Portugal, Macau e Goa (Índia), por quem tenho um carinho especial. Disseram-me que tinham uma equipa fraca mas que mesmo assim fizeram questão de estar presentes. Isto é mais uma prova de que a união é mesmo mais forte do que a vitória”, confessou.

Quanto ao jogo em si, Portugal entrou no primeiro set com grande determinação e, batendo-se sempre por todos os pontos e cometendo poucos erros, chegou ao primeiro tempo técnico a vencer por 8-4. Com Joana Abreu e Fabiola Gomes a anularem, na recepção, qualquer perigo vindo do serviço das macaenses, e Marta Hurst, Eduarda Duarte, & Companhia a dominarem as acções cujo epicentro era a rede, as portugueses destacaram-se ainda mais, tendo chegado ao segundo tempo técnico com seis pontos de avanço (16-10).
Um bloco individual de Joana Resende deu a Portugal o 17.º ponto (17-10). Estava dado um passo importante para a caminhada triunfal. Após controlar a marcha do marcador (21-12 e 23-15), Portugal fechou o set com (mais) um ponto obtido por Eduarda Duarte.

O segundo set não foi diferente. Sempre com a mesma postura, a equipa de António Guerra foi somando pontos (8-4), tendo a distribuidora Vanessa Rodrigues, com um ataque ao segundo toque, contribuído com mais um pequeno impulso rumo à vitória da sua equipa (11-4). O mesmo aconteceu com Ian Chi Leung ao falhar o serviço que deu o 16.º ponto a Portugal (16-7). Viviane Isidoro colocou o «score» em 20-8 e, pouco depois, Portugal fechou o set com um ponto de Vanessa Rodrigues: 25/12.

No terceiro set, as portuguesas não mostraram qualquer tipo de misericórdia pelas suas adversárias, tendo chegado com facilidade aos 6-0, com a curiosidade de os três últimos terem sido da autoria da mesma jogadora, Fabiola Gomes, através de dois ataques e um bloco individual.
Sem capacidade de resposta e incapaz de arranjar solução para o ataque letal das rematadoras lusas, a equipa de Wai Keong Ng chegou a perder por 8-2 ao primeiro tempo técnico e por 5-16 ao segundo, alimentando poucas esperanças de poder lutar pelo triunfo no set.
Sem se deslumbrarem, as portuguesas continuaram a fazer o seu jogo. Fabiola Gomes contribuiu com dois serviços directos (20-9 e 23-9) para a vitória, por 25/10, da equipa lusitana.

Viviane Isidoro foi a figura do jogo ao apontar 12 pontos, enquanto Leung Chi Ian (6 pontos) foi a melhor entre as macaenses.

António Guerra Treinador Principal de Portugal: “Temos objectivos de trabalho e cumprimos os que tínhamos para este jogo. Não interessa só fazer boas exibições, é mais importante consolidar um grupo que ainda não tem muita experiência e ao qual falta ainda rotina de jogo. Fizemos um trabalho muito bom na organização do jogo. Mostrámos que possuímos uma equipa bastante equilibrada, compacta e coesa.
Temos jogadoras muito jovens e esta medalha de ouro é muito importante para que elas sintam que estão a trabalhar bem e trilham o caminho certo”.

Wai Keong Ng, Treinador Principal de Macau: “Hoje não jogámos muito bem e Portugal esteve excelente no serviço e no bloco, não dando hipóteses à nossa recepção e à nossa defesa”.

fonte: FPV

Comentários

  1. Antes demais PARABÉNS esta nova selecção, jovem mais com grande potencial e garra.
    Para que realmente possamos ver o voleibol feminino a crescer está na altura de a Federação de Voleibol mudar a sua mentalidade e apostar nestas jovens, dando condições e estruturas, é o que falta, porque as atletas estão lá, com vontade e sacrificio de muitas!
    Vergonha é, também, a falta de divulgação do voleibol feminino, nunca percebi porque não há transmissão de jogos na TV, com tantos canais só dedicados ao desporto, um dos quais mais direccionados para a mulher como se descreve a SporTV3. E foi uma vergonha, nestes 2ºs Jogos da Lusofonia não haver qualquer jogo de voleibol transmitido na Tv, é só futebol, futsal e basquetebol masculino.
    Continuem com o blog, a nossa jovem capitã da selecção feminina é um dos rostos da luta e preserverança no voleibol feminino.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Vanessa Rodrigues renova com o Famalicão Vólei AVC

Vanessa Rodrigues, sete vezes Campeã Nacional sénior , vencedora de cinco Taças de Portugal e 1 Supertaça de Portugal , chegou a acordo com o  Famalicão Vólei AVC e vai continuar a representar o clube pelo qual conquistou o "Triplete" na última época.

Porto Vólei 2014 começa a dar que falar

Este fim-de-semana, o novo clube de voleibol da cidade do Porto esteve presente no AMB Volleyball Tour 2014, em Gondomar, nos escalões de juvenis, juniores e seniores femininos.

FAMALICÃO VÓLEI CAMPEÃO NACIONAL DA ELITE

CAMPEÃS NACIONAIS 2015/2016 O Famalicão Vólei AVC sagrou-se no passado domingo, dia 24 de Abril, Campeão Nacional de Seniores Femininos ao vencer, pela margem máxima, o Porto Vólei, no 4º Jogo do Playoff da I Divisão Elite.

Voleibol feminino não pára!

Com o primeiro jogo do playoff final da I Divisão de Elite 2015/2016 marcado para a Páscoa (26 de Março) e a Final Four da Taça de Portugal 2016 a realizar-se no fim-de-semana anterior, o Famalicão Vólei AVC e o Porto Vólei folgam amanhã e domingo.

Vanessa Rodrigues considerada MVP

Troféu Sovolei - Melhor Jogadora A distribuidora do Clube Académico da Trofa, Vanessa Rodrigues , foi considerada a jogadora mais valiosa do 3º Torneio Município da Trofa. A escolha foi feita pelos treinadores das 6 equipas que estiveram em competição. A classificação final do troféu ficou da seguinte forma: 1º - Vanessa Rodrigues (CA Trofa) - 10 pontos 2º - Sara Souza (CA Trofa) - 4 pontos 3º - Erica Calcaterra (CD Ribeirense) - 3 pontos 4º - Tamara Hoffman (CA Trofa) - 3 pontos 5º - Luana Gomes (CD Ribeirense) - 3 pontos 6º - Maria Carlos (CA Trofa) - 1 ponto